Jenny Morris Cooks Morocco- part 2

© photos Maria João Pavão Serra /All rights reserved

Jenny Morrisé uma célebre chef  sul -africana que dirige a sua própria escola de culinária, The Cook’s Playground, na Cidade do Cabo. Além de chef , Jenny , cuja história de amor com a comida vem desde os seus tempos de criança, é também conhecida como escritora,  apresentadora de rádio, professora, fornecedora de serviços de catering e guia culinária. Actualmente podemos segui-la nas suas aventuras gastronómicas por Marrocos no canal Food Network, todas as segundas às 19h10 e às 22h55.

 

Por que razão um programa sobre a comida Marroquina?

É uma cozinha muito honesta que está muito em sintonia com as várias estações do ano, pelo que é tudo sempre fresco e delicioso; e adoro como eles se entusiasmam com o que a estação tem para oferecer!

Dê-nos uma dica acerca da cozinha Marroquina. Há alguma combinação de especiarias ou ingredientes para criar aquele sabor tão tradicional?
Limão de conserva, cominhos, canela moída, coentros frescos, azeitonas, são todos ingredientes que podem ser encontrados em muitos pratos, tal como mel, laranja e água de rosas.

Qual é o seu sítio preferido de Marrocos?

Adoro Fez e a região à sua volta!

Gostaria de regressar a Marrocos? Algo que tenha ficado por ver e que ainda quer mesmo conhecer ou experimentar?
Vou voltar sempre a Marrocos, é também um dos destinos gastronómicos que quero dar a conhecer às pessoas. Sim, quero muito assistir ao Festival das Rosas ( Kelaat M’Gouna)

No programa conhece muitas pessoas, que lhe revelam as suas vidas bem como a sua maneira de cozinhar. Pode partilhar connosco algumas dessas experiências?
Tive experiências maravilhosas com muitas pessoas, mas uma verdadeiramente especial e memorável foi com uma família semi-nómada que conheci: receberam-me com abraços e acolheram-me nas suas casas e nas suas vidas, era uma bela e grande família de 10 irmãos já crescidos, os seus filhos e a fantástica, forte e adorável mãe de todos eles que me deu de comer, contou-me histórias e convidou-me a participar no círculo reservado de mulheres marroquinas através de uma cerimónia de perfumes!

De que modo a comida varia ao longo das diversas regiões de Marrocos?

A costa tem peixe maravilhoso, marisco, frutas e legumes frescos; já quando estive na região do deserto era mais leguminosas, frutos secos, mas as especiarias nunca podiam faltar bem como muito pão acabado de fazer.

 

P.S  O Food Network, o canal temático dedicado à culinária e está disponível no Meo na posição 104

 


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>